Uma aula de Marketing de Games com Horizon Chase

0
132

Horizon Chase mal foi lançado e já é considerado um case, tanto de Marketing Digital quanto para o Marketing de Games e Apps. Desde as primeiras horas de lançamento (20/ago) até o lançamento deste post, o game não saia da lista de escolhas dos editores e dicas de jogos para baixar da Apple Store. Recebendo feedbacks positivos dos melhores veículos dedicados a aplicativos e jogos mobile do Brasil e exterior.

Tenho uma conta na Apple Store desde o lançamento do iPhone 4 no Brasil. Desde então, eu nunca havia comprado um aplicativo. Totalmente diferente de vários amigos que também MacLovers, nunca senti a necessidade pois sempre encontrava algo free. Mas quando recebi um tweet da MacMagazine com a chamada: “Inspirado no clássico Top Gear, jogo de corrida Horizon Chase é lançado na App Store” senti que algo mudaria.

Para entender minha reação:

Top Gear foi um jogo que marcou minha infância nas antigas locadoras de vídeo-games, onde você alugava fitas, consoles e matava aula pagava para jogar por 30min, 60min, etc. Este jogo me conquistou não só por ser uma versão para SNES de “Enduro” do Atari, mas por causa de sua música assinada por Barry Leitch, que vazia o jogador sentir a velocidade, brincar no turbo e jogar com a tela dividida contra algum outro amigo. Até hoje eu procuro a música para ouvir no youtube e jogar nos emuladores espalhados pela internet. Ou melhor, procurava.

Shut-Up-And-Take-My-Money-1024x1280Ainda lendo o release de lançamento, eu não via a hora de fazer o download deste aplicativo e gastar muitas horas da minha vida no deleite deste jogo, que dividiu minha infância ao lado de Jaspion e Cavaleiros do Zodíaco. Somente uma coisa me separava de realizar este sonho: o fato de ser um profissional de Marketing.

Durante meus anos de ESPM, fui vacinado e educado a nunca comprar por impulso. Nós que criamos apelos de identificação e projeção nos produtos para que os usuários sim, nem pensem e passem na hora o cartão de crédito e sair para o abraço. MAS EU?! MARKETEIRO FORMADO, PALESTRANTE E PROFESSOR DE MARKETING DIGITAL COMPRAR POR IMPULSO ALGO NA INTERNET? NUNCA!

Tudo isto acabou quando lí que a música toda do jogo foi assinada por ninguém mais que Barry Leitch, o autor da trilha do jogo dos anos 90. Ok, me rendi, me joguei… pega meu cartão que pago qualquer preço, eu PRECISO DESTE JOGO!

Mas não acabou ai. Tive uma ótima experiência no jogo, procurei a fanpage deles no Facebook para relatar que havia gostado muito do game, e que para minha satisfação fosse total, só faltaria ouvir a trilha original de TopGear no Horizon Chase. Imaginem que loucura seria isto, só os saudosistas seriam capazes de imaginar o meu sentimento. Alguns minutos então recebo a seguinte resposta: Vai na tela de créditos.

Enterra o defunto, o ciclo está pronto, agora da fase de um simples usuário, em questão de alguns segundos ouvindo aquela música eu havia passado para o estado de advogado e semeador da marca. Havia sido infectado pelo mesmo vírus que procuro criar todos os dias para os clientes de meus clientes.

Sua estratégia de lançamento foi perfeita. Lançaram um produto com o diferencial que tenta trazer o saudosismo dos anos 90 com a jogabilidade do mobile. Comunicaram o público vendendo uma versão, não uma cópia, mas algo que tentava passar a mesmo sentimento porém com gráficos em 3d que SIMULAM o ambiente de 16 bit. Mas a cereja do bolo foi a participação do Berry Leich nas músicas.

Ainda não consegui falar com os responsáveis pelo jogo para saber de números e os feeds recebidos. Mas pelo que monitorei no twitter e redes sociais, a aceitação do game está sendo muito positiva. Ao ponto de lançarem um concurso de mixagens das músicas do game que serão lançadas em breve na iTunes Store.

Parabéns aos responsáveis por esta estratégia de lançamento, desenvolvedores do produto e todos que fizeram parte do planejamento deste game. Uma aula para as outras produtoras brasileiras que entram neste mercado em completa expansão.

Ahh, não falei? Sim, Horizon Chase este jogo com sucesso mundial foi desenvolvido pela Aquiris, uma produtora brasileira com sede em Porto Alegre.

E o Futuro?
Além do CD, o game disponível na para Apple está quase sendo lançado para Steam PC/MAC e Consoles.

Mais informações em https://www.horizonchase.com/

 

Curtiu? Então compartilha este post no Facebook ou Twitter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here