Black Friday Marketing
6 dicas para vender mais na Black Friday
16/11/2015
7 Dicas de Última Hora Para a Black Friday
17/11/2016
Mostrar tudo

Transmedia – Quando o Marketing Acerta na Mosca!

A tempos queria ter a oportunidade de escrever sobre transmedia, crossmedia e storytelling em ações de marketing.

Storytelling é o termo utilizado para descrever a criação de uma história, a trajetória de um personagem (marca, produto ou pessoa) muito utilizado pela publicidade para a criação de suas peças ou comerciais de TV.

O Crossmedia é a divulgação destas histórias (ou estórias) por meio de mídias diferentes, como mídia impressa, campanhas online, banners no facebook, etc.

Transmedia e Crossmedia

Transmedia e Crossmedia

Já o transmedia conta estas histórias por meio de ligações entre as mídias. Por exemplo, uma campanha na revista que conversa com o online, ou um comercial de TV que depende de uma peça no facebook. Um dos primeiros casos que acompanhei , que foram usados para o marketing no transmedia storytelling, é para o lançamento dos dois últimos filmes da triologia Matrix. Neste caso, no segundo filme ,Matrix Reloaded, temos dois grandes exemplos disso.

O primeiro é logo no início do filme, em uma reunião do conselho de segurança de Zion é dito que eles receberam uma mensagem relatando que as máquinas estavam preparando um exército para atacar a última cidade. Muitas pessoas não se ligaram, nas esta é a mensagem que, algum tempo antes do lançamento do filme, estava no primeiro episódio dos Animatrix, um especial lançado antes da produção dos novos filmes, contendo 9 curtas em animação eu contam um pouco da história e que fazem uma ligação direta com o universo cinematográfico. Em Final Flight of Osíris (O Último Voo de Osíris), os personagens encaminham esta mensagem ao conselho de Zion.

O segundo caso, e na minha opinião o melhor, foi no final da antológica cena na highway, quando Morpheus está prestes a morto pelos agentes da Matrix, e quando ele cai do caminhão é pego por um carro dirigido por seu grande amor, Niobi.

Mas como Niobi foi parar lá?

Parra isto, também antes do filme foi lançado o jogo Enter the Matrix, onde os jogadores executariam missões que teriam impacto na história que seria contada nos dois últimos filmes da franquia.

Mas e nos dias atuais?

Profissionais de marketing vivem querendo pegar o embalo do transmedia para suas ações. Alguns com sucesso, outros como um faill total. Mas a poucos dias vi uma campanha da Turkish Airlines, uma empresa real, querendo anunciando suas duas mais novas rotas: Metrópolis e Gotham. Para isto, ela divulgou os principais pontos turísticos e celebridades locais para divulgar estas mais novas rotas diretas.

Claro, que é mais uma campanha pra divulgar o filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Mas cá entre nós, quem não gostaria de pegar um avião para Gotham?

Cada vez mais os profissionais da área estão aprendendo a criar peças que conversam com várias mídias, e não somente adaptar a mesma história central aos diversos meios existentes.

Cada mídia deve ter sua forma de abordagem, podendo fazer parte de uma campanha maior, algo central, mas que não seja totalmente diferente. Pensa em uma história e em como ema pode ganhar ramificações em outra canais, e não somente ser contada de uma forma diferente.

Nos próximos posts mostrarei como montar uma poderosa estratégia de transmedia para o seu negócio. Até breve!

Carlos Almada
Carlos Almada
CEO da Charterhouse Agência Digital, Carlos Almada é é Coach, especialista em Marketing Digital, Professor, Palestrante e Consultor. Em suas áreas de atuação encontram-se: Marketing Digital, Inbound Marketing e SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *