Tendências de Marketing Digital para 2020

0
925

Mais um ano chegando e a principal pergunta que chega na cabeça é: como poderei melhorar os resultados em 2020?

Os últimos anos nos trouxeram grandes inovações tecnológicas e contrariaram para a mudança do comportamento de nossos clientes. Estas mudanças devem ser observadas, testadas e estudadas periodicamente e seus resultados devem fazer parte do nosso planejamento de ações para 2020.

Separei aqui as 5 principais tendências de marketing digital que acredito que farão a principal diferença para os negócios na internet. Confira a lista!

1) Podcasting

Tendências Marketing Podcast
Tendências de Marketing Digital para 2020 – Podcast

Sim, ele voltou com tudo!
Esta onda atual de podcasts se deve muito a atual tecnologia. Temos uma banda larga boa para nossos aparelhos mobile, e sistemas de distribuição como Spotify, facilitam o descobrimento e acesso por parte dos usuários.

Usar o podcast pode ajudar muito sua marca na questão de autoridade e descobrimento. Mas requer trabalho e dedicação, pois não podemos somente elançar um episódio e pronto. Assim como nossas redes sociais, o podcast necessita de atualização constante. Separei aqui algumas dicas para ajudar nesta empreitada:

  • Escolha um tema principal e tópicos semanais. Foque nas dúvidas de seu público.
  • Grave episódios curtos, de 10 a 20 minutos.
  •  Divulgue sempre em suas redes sociais e no Spotify for podasters.

2) Conteúdo em Vídeo

Tendências para o Marketing 2020 vídeo
Tendências de Marketing Digital para 2020 – Conteúdo em Vídeo

O consumo de vídeo está crescendo cada vez mais no Brasil.
Atualmente as pessoas estão preferindo assistir a vídeos para tirarem suas dúvidas, do que ler artigos em blogs.

Não é uma estratégia “ou isto ou aquilo”, e sim “isto e aquilo”. Ou seja: continue com sua estratégia normal de conteúdo no site, mas comece a publicar vídeos também.

A principal dica que posso dar à você é que grave seu vídeo e depois o transcreva em seu blog, adicionando o código de incorporação do Youtube na mesma postagem. Assim como você irá colocar o texto de seu blog na descrição do vídeo no Youtube. Isto aumentará (muito) o número de visualizações de sua marca, e por consequência o número de leads.

3) Vídeo SEO

tendencias marketing 2020 video seo
Tendências de Marketing Digital para 2020 – Vídeo SEO

Provavelmente a melhor dica para 2020. Como comentei anteriormente, as pessoas estão aumentando a procura por suas soluções no Youtube. O que você já deve ter notado, é que na maioria das vezes quando você procura por algo no Google, os resultados na SERP (página de resultados) sempre aparecem alguns vídeos listados.

Isto se deve a evolução na integração entre a ferramenta de buscas do Google e o Youtube como comentei no item a cima.

Assim como o título na SERP chama muitos cliques para o seu site, um bom TUMB acompanhado de uma boa chamada poderão fazer milagres por seu negócio.

4) Busca por Voz – VSEO

Tendências de Marketing Digital para 2020 - Busca por Voz
Tendências de Marketing Digital para 2020 – Busca por Voz

Alexa, Siri, Cortana e o Google Assistant. Estas ferramentas estão cada vez mais parte do nosso cotidiano e de nossos clientes. tente fazer uma pesquisa por voz em seu assistente virtual e depois tente procurar pelo mesmo produto ou serviço digitando no Google.

Provavelmente a forma, ou sintaxe, da pesquisa foi diferente. Segundo a ComScore, 50% das pesquisas globais realizadas em 2020 sera por voz.

O conteúdo que irá aparecer no topo destas pesquisas, será o que estiver melhor relacionado com a forma com que o usuário realizará determinada busca.

5) Foco no Usuário, e não no Google

Tendências de Marketing Digital para 2020 - Escreva para Pessoas
Tendências de Marketing Digital para 2020 – Foco no Usuário, e não no Google

Durante anos o foco da maioria dos desenvolvedores de conteúdo foi o de escrever utilizando sempre os principais aspectos utilizados pelo Google para ranquear o conteúdo em suas pesquisas, o SEO.

Estes profissionais esqueceram do principal detalhe: O Google não quer que você retorne a fazer a mesma pesquisa.

Seus algorítimos são criados para que o usuário encontre sua solução logo na primeira busca. Logo, se você está na primeira posição da SERP mas o cliente não achou o que procurava, logo você perderá este resultado orgânico tão disputado.

Não estou dizendo para você não utilizar técnicas de SEO, bem pelo contrário, um bom profissional de SEO sabe que o foco em ações e experiências de nossos usuários é que serão o diferencial. Pois a final, estar nas primeiras posições pode não não significar vendas.

Como vimos, o principal resultado de suas vendas em 2020 virá através da experiência que seu cliente terá com sua marca. Postagens em blogs e redes sociais não significam vendas. Elas são o fruto de estratégias bem qualificadas em seu marketing.

Espero que você teha grandes conquistas em 2020!