Para começar o TDAH não é uma escolha, é uma condição neurológica causado por uma alteração no desenvolvimento do cérebro da pessoa. Esta alteração está situada no lobo frontal do cérebro, local responsável pelas funções executivas.

TDAH – Uma doença reconhecida
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade está reconhecido desde o início de 2021 no Cadastro Internacional de Doenças (CID-11) como um Transtorno do Neurodesenvolvimento, mesma categoria do Autismo (TEA).
O que é o TDAH?
O TDAH é a sigla para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é uma doença neurobiológica de causas genéticas, ambientais e biológicas, que se manifesta na infância e por muitas vezes acompanha o indivíduo em sua vida adulta. Entre os sintomas podemos destacar:
- Desatenção;
- Impulsividade;
- Dificuldade de organização;
- Inquietude motora (hiperatividade).
Os sintomas ficam mais evidentes durante a fase escolar, quando a criança precisa trabalhar com as áreas responsáveis por funções como atenção, lógica e controle inibitório denominadas Funções Executivas.
Números da ABDA (Associação Brasileira de Déficit de Atenção), o TDAH está presente em 8% da população infantil no Brasil, sendo que aproximadamente 60% destas crianças continuarão com o transtorno na fase adulta.
Um mito sobre o TDAH é que ele atinge mais pessoas do sexo masculino. Atualmente estudos comprovam que a proporção está em 1 – 1, pois uma das principais manifestações em crianças é a impulsividade e a hiperatividade motora muito mais comuns em meninos. Porém as meninas manifestam uma hiperatividade em seus pensamentos e outras somatizações.
Tudo é uma questão de hormônios
O cérebro de um TDAH possui uma desregularização na absolvição dos hormônios de dopamina e noradrenalina.

A dopamina é um neurotransmissor que provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação. Já a noradrenalina é responsável pela concentração, controle emocional, atenção e memória.
Uma parte do tratamento do TDAH é ajudar o organismo na produção natural destes hormônios, através da prática de atividades físicas regulares.
A cura para o TDAH
Lamento informar que o TDAH não tem cura, mas seus sintomas poderão ser reduzidos por meio de tratamento durante a infância, adolescência e na fase adulta.
O tratamento do TDAH em Adultos é feito por meio de psicoeducação, uso de remédios controlados e psicoterapia.
Como é feito o tratamento para o TDAH?
- Psicoeducação – O fato de entender e aceitar a condição de TDAH, suas características e as principais dificuldades em sua vida. Gerar uma mudança de hábitos que vai auxiliar na execução de tarefas, estudos e relacionamentos.
- Uso de medicamentos – Na maioria dos casos o tratamento dos sintomas de TDAH utiliza remédios da classe dos estimulantes, trabalhando na parte da concentração e fazendo om que a pessoa possua mais controle de suas ações.
- Psicoterapia – A terapia auxilia o indivíduo na compreensão de suas ações, seus pensamentos que por muitas vezes são distorcidos por conta de seu problema na regulação emocional. Por muitas vezes pessoas com TDAH desenvolvem ansiedade e depressão.
Como saber se eu tenho TDAH?
O primeiro passo é de não procurar testes na internet. Procure um Psicanalista ou um Neurologista para a realização de exames sérios. Estes profissionais farão perguntas sobre toda a sua vida, pois lembre-se que o TDAH se manifesta na infância.
O TDAH não é sazonal, portanto se você tem dias de desatenção ou ansiedade isto significa que você pode ter outro tipo de distúrbio e que realmente deve procurar algum profissional para lhe auxiliar neste processo.
Quer saber mais sobre TDAH?
Siga-me no Instagram @CarlosAlmada e assine meu canal no YouTube CarlosAlmadaPsi