Quais são os sintomas mais comuns do TDAH em adultos?
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está presente em aproximadamente 5% da população adulta do mundo. Temos engenheiros, atores, jornalistas, psicólogos, pilotos e diversos outros profissionais diagnosticados com TDAH que conseguem ter uma vida normal, a pesar da presença dos sintomas deste transtorno.
Mas como eles conseguem ter uma vida de sucesso e produtiva com o TDAH?
O tratamento é a chave. Todos estes profissionais e celebridades descobriram seu TDAH de forma direta, isto é, desconfiaram dos sintomas e procuraram um médico. Ou o descobriram de forma indireta, buscaram um médico pois estavam esquecendo de tudo e o diagnóstico é o TDAH, como meu exemplo pessoal.
Um breve relato sobre como descobri meu TDAH
Descobri o TDAH totalmente sem querer. Por volta dos 33 anos fui procurar uma neurologista aqui em Porto Alegre pois eu estava esquecendo de muitas coisas importantes. Sempre acreditei que era por questão do estresse, pois na época trabalhava na equipe de criação de um grande provedor de internet e a carga de trabalho e atenção necessária aos detalhes era imensa. Tudo que um TDAH quer, não é?
Além de esquecer de datas, nomes, coisas banais e triviais do cotidiano, me dava um branco total quando queria chamar um colega ou usar um caso para exemplificar o que eu estava pensando. Mas quanto mais me colocavam em projetos importantes, mais destes episódios aconteciam: será que estou com Alzheimer?
Apavorado, relatei meu caso à Dra. Karen que me fez uma longa entrevista sobre meu passado e coisas que estavam acontecendo no presente. Até em mais duas sessões veio o diagnóstico: “Parabéns, você é um adulto TDAH“.
Graças a este diagnóstico e a minha aceitação ao tratamento, consegui entender mudar muitas coisas. Me apaixonei por Psicologia, consegui focar no trabalho, na leitura coisas que necessitavam de um grande esforço da minha vida.
Leia também:
TDAH – Um distúrbio de auto regularização
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na verdade é um transtorno do neurodesenvolvimento (diferença na formação do cérebro) em que o indivíduo apresenta características diferenciadas devido a comunicação neuronal atípica.
Neurologicamente falando, o TDAH apresenta déficit hormonal no lobo frontal do cérebro, responsável pelas chamadas Funções Executivas. Nossos atos cognitivos, nosso comportamento e nossas atividades emocionais são controladas pelo córtex pré-frontal (vide Sistema Inibitório no Google). Portanto, quem apresenta este distúrbio possui grandes dificuldade em controlar suas ações, emoções e de focar-se. Isto não é um defeito, pois como apresenta a psiquiatra Dra. Ana Beatriz Silva “o cérebro do TDAH apresenta um funcionamento bastante peculiar por lhe trazer um comportamento típico, capaz de ser responsável tanto por suas melhores características como por suas maiores angústias e desacertos vitais”. (Mentes Inquietas: TDAH – Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade, 4. ed. 2014)

Atenção, Impulsividade e Hiperatividade
De uma forma simples, os principais sintomas do TDAH possuem origens nas alterações referentes à atenção, impulsividade e hiperatividade física/mental.
Atenção – A alteração da atenção é um dos traços mais característicos no TDAH. Este sintoma é vital para o seu diagnóstico, pois a hiperatividade física pode não ser apresentada (somatizada), mas a sua dificuldade relacionada ao foco de tarefas e pensamentos estará sempre presente.
Iniciar uma tarefa, como escrever um artigo para seu blog, pode ser um desafio pois a pessoa pode se perder em pensamentos distintos como séries para assistir, personagens da Disney e aplicação do Teorema de Pitágoras em um canal do YouTube.
Impulsividade – Ao receber um estímulo externo parece que as coisas são multiplicadas por mil. Exagero de pensamentos, interpretações e ações são outra característica no TDAH por esta “falha em seu freio mental”. Falar o que não deve nos piores momentos possíveis, agir de forma precipitada poderão trazer muitos problemas em relacionamentos e na vida profissional.
Hiperatividade Física e Mental – Uma das formas mais utilizadas para ver se uma criança tem o TDAH é ver se ela não consegue ficar parada por muito tempo. Já em adultos a hiperatividade física, mesmo estando presente, não chama tanto a atenção. Não é muito comum ver um adulto correndo o tempo todo pelo escritório quando deveria estar sentado programando.
Com o passar do tempo o adulto TDAH desenvolve desvios para esta sua hiperatividade física como pernas balançando, mãos sempre ocupadas, desenvolver o habito de roer unhas, etc.
A hiperatividade mental está mais presente em adultos. Geralmente são as pessoas que interrompem as falas dos outros, mudam constantemente de assunto no meio da conversa ou não dormem à noite pois sua cabeça não para.
10 sintomas mais comuns do TDAH em adultos
1) Dificuldade em manter o foco/atenção
A qualquer estímulo você desvia sua atenção do seu trabalho para outra coisa. Uma buzina, porta batendo ou uma conversa no corredor já são suficientes para você se perder na leitura.
2) Desorganização
Não sabe onde colocou as coisas, atrasos frequentes para compromissos ou esquece de pagar contas.
3) Dificuldade para completar tarefas
O TDAH ama começar novos projetos, mas perde rapidamente o foco e dificilmente termina as coisas.
4) Comete erros de fala, leitura ou escrita
Por questão de seu pensamento acelerado, é normal na hora de escrever ou ler o TDAH esquecer letras, pular palavras, “comer” sílabas ou onde colocar as vírgulas.
5) Hiperatividade Física ou Mental
O TDAH está sempre em movimento, andando de um lado para outro, fazendo alguma coisa, mexendo as pernas, com uma caneta na mão ou roendo as unhas. Este pode também ser um sintoma de Ansiedade.
6) Costuma fazer várias coisas ao mesmo tempo
É muito comum escrever um artigo, assistir ao jogo e cuidar das crianças ao mesmo tempo.
7) Dificuldade em manter-se calado
A impulsividade do TDAH é outra característica. Quando está empolgado é normal falar um pouco de mais e interromper a fala das outras pessoas.
8) Dificuldade em aceitar críticas
O TDAH se lança com todas as emoções em uma nova tarefa. Mas basta uma observação, que pode ser interpretada como uma crítica pessoal, para desencadear um sentimento de frustração e perder totalmente o ânimo no trabalho.
9) Ações impulsivas
Por questão da sua particularidade em seu sistema inibitório, o TDAH tem muita dificuldade em regular suas falas e ações. O famoso “não pensar nas consequências antes de fazer”.
10) Esquecimentos
A mente acelerada, pensando em centenas de coisas ao mesmo tempo faz com que o TDAH não lembre de datas como aniversários, nome de colegas de trabalho ou cargos estratégicos na empresa.
Estes são alguns dos exemplos dos sintomas mais comuns em um adulto com TDAH. Mas também podem ter outros comportamentos derivados da impulsividade como uso de drogas, mentir, comportamentos destrutivos, depressão etc.
Tratamento para o TDAH em adultos
Mesmo apresentando estes ou outros sintomas, o adulto com TDAH pode ter menos impactos em seu cotidiano por meio da terapia, mudança de hábitos e uso de remédios prescritos.
Não se trate sozinho
O pior erro de um adulto com TDAH é acreditar que só lendo blogs e assistindo vídeos você irá conseguir se tratar. E isto digo por experiência própria. Por uma questão neurobiológica temos a crença de que lendo algumas páginas já possamos nos tornar especialistas, fazendo com que o TDAH seja curado em 15 minutos. Isto nunca irá acontecer.
Ao ter o diagnóstico do TDAH procure ajuda profissional. Um médico psiquiatra para prescrever sua medicação e um terapeuta que realmente conheça o TDAH, ajudando no enfrentamento dos impulsos e trilhando em conjunto um caminho para que os sintomas do TDAH não interfiram negativamente em sua vida.