Linguagem Corporal – Poses de Poder

Poses de Poder são bastante utilizadas entes de Concursos e Entrevistas para dar mais confiança. Mas você sabe como funciona?

2228

Você já deve ter ouvido falar da famosa pose da mulher maravilha ou pose de super-herói e que elas ajudam na confiança. Como pode uma simples postura poder mudar nossa mentalidade, emoções e forma de agir?

Porém, é verdade. A linguagem corporal pode mostrar como uma pessoa está se sentindo no momento, mas também pode mudar um pensamento com relação a si mesmo.

A mente influencia o corpo. Mas pode o corpo influenciar a mente?

Quando estamos tristes, aflitos ou deprimidos é normal algum tipo de manifestação corporal involuntária. Colocamos a mão na testa, nos encolhemos para procurar proteção e outros sinais e outros sinais totalmente involuntários que demonstramos através de nosso corpo.

Pessoa Triste - Poses de Poder
Pessoa Triste – Poses de Poder

Estas posturas do corpo são um reflexo do nível hormonal do cérebro, pois nos sentimos inseguros, buscando algum tipo de proteção.

Psicólogos e cientistas confirmaram que são dois os hormônios que são bruscamente alterados e causadores destas posturas de insegurança: Testosterona e o Cortisol.

O cortisol é o hormônio ligado ao estresse. Junto com a adrenalina, é o responsável pelo comportamento de Luta ou Fuga. Já a testosterona, entre outros, está proporcionalmente ligada à confiança, força mental.

Portanto quando estamos deprimidos, com medo ou sem confiança estamos com uma nosso nível hormonal em estado de alerta, de perigo. E o corpo se comunica com o meio, por forma de posturas e expressões.

Virando o Jogo

Se vimos até agora que nossa mente pode controlar o nosso corpo, seria possível nosso corpo controlar nossa mente? Poderíamos, mesmo deprimidos, sermos capazes de mudar este sentimento em poucos minutos, simplesmente mudando nossa postura?

Sim, podemos!

A “justificativa” psicológica para isto é que o nosso corpo é um grande scaner do que acontece ao nosso redor, absorvendo as informações e mandando pra que o nosso cérebro às decodifique e emita a melhor resposta, de acordo com a nossa vivência.

Portanto, se mandarmos para o nosso cérebro uma mensagem de “está tudo bem”, ele assim a entenderá e mandará os hormônicos necessários para esta situação.

Levante a cabeça, entre na arena e ENCARE o inimigo.
Lute até não conseguir mais lutar. Nunca abra mão.
Nunca desista.

Pratica #1 – Confiança | Pose de Super-Herói

Também conhecida como a pose da Mulher Maravilha, é uma postura corporal que serve para termos confiança, pois transmite uma sensação de segurança para o nosso ambiente e para o nosso cérebro.

Fique em pé, olhe um pouco para cima até deixar seu queixo alinhado com o horizonte e coloque suas mãos na cintura. Permaneça assim entre 2 a 5 minutos respirando de forma calma e profunda.

Pose de Poder - Mulher Maravilha
Pose de Poder – Mulher Maravilha

Pratica #2 – Confiança | Pose de Vitória

Esta pose é muito vista por quem pratica esportes, ou está comemorando uma conquista. O interessante nela é que se trata de um reflexo primata de nosso cérebro. Pessoas que nasceram cegas tendem a fazer esta mesma pose ao comemorar uma vitória, sem nunca ter visto ou aprendido sobre esta postura.

Fique em pé, respire fundo e erga seus braços, imitando um sinal de “V”, com os punhos fechados. Fique assim por 2 a 5 minutos. É uma das práticas mais realizadas entres de provas, concursos e entrevistas de emprego. Muito normal ver pessoas no banheiro de uma empresa ou antes do concurso fazendo esta postura.

Pose de Poder - Pose de Vitória
Pose de Poder – Pose de Vitória

Pratica #3 – Confiança | Pose de Superman

Uma das poses mais poderosas que podemos utilizar. Bastante comum como auto-reconhecimento e conquista própria.

Em pé, você irá respirar bem fundo, olhando para o horizonte e estendendo apenas um braço para cima, com o punho fechado, tentando tocar o céu. Fique assim por 2 a 5 minutos.

Pose de Poder - Pose de Superman
Pose de Poder – Pose de Superman

Lembre-se, que podemos influenciar nosso cérebro controlando pequenas coisas em nosso ambiente. As vezes a troca de mobília, arrumar o quarto e alguma prática esportiva aeróbica já dão uma grande mudança hormonal para que possamos nos sentir mais confiantes, capazes e menos deprimidos.

Exemplo na TV

A aclamada série Greys Anatomy demonstra em um dos seus episódios, o uso da pose de super-herói antes de um procedimento que requer muita atenção e confiança:

Gostou desta publicação? Compartilhe e ajude seus amigos!