Coach ou Psicólogo: Quem Poderá me Ajudar?

37
Coach ou Psicólogo

Algumas pessoas possuem uma visão equivocada de que o profissional de coaching é uma espécie de psicólogo que vai curar seus traumas ou limitações que tem origem no passado. Isto é um erro, pois o coaching tem o foco na solução, encarando o momento presente e futuro para a conquista de metas e planejamentos.

Por meio de inúmeras ferramentas e metodologias comprovadas cientificamente e extraídas da neurociência, o coach tem por finalidade auxiliar seu cliente a atingir seus objetivos, sejam eles quais forem.

O Coaching e a Psicologia

Para começar, o coaching não é psicoterapia. Logo se você tem alguma depressão, hiperatividade, deficiência de atenção, etc… você deve procurar um psicólogo ou um psiquiatra . Mas o Coaching se mostra como uma grande ferramenta auxiliar no combate á depressão. Junto com o tratamento psicológico e psiquiátrico, o processo de coaching pode acelerar na recuperação do estado depressivo através de técnicas cognitivo-comportamentais entre outras. Mas repito, um profissional de coaching não substitui um psicólogo ou o tratamento psiquiátrico, muito menos o uso de medicamentos.

Por muitas vezes, recebi indicações de clientes vindos por psicólogos, já atendi psicólogos e até mesmo já fiz a sugestão para clientes procurarem um psicólogo.

Então, quando devo usar o Coaching?

Sempre falei que o profissional de coaching é o seu melhor amigo. A pessoa que vai te ajudar em qualquer conquista. Veja alguns exemplos que eu já ajudei em alguns anos nesta área:

  • Saber qual a Minha Vocação Profissional?
  • Como posso criar uma rotina para passar em um Concurso?
  • Como posso ter uma rotina para organizar meu TCC?
  • Como posso crescer na empresa que trabalho?
  • Como posso ter o emprego dos meus sonhos?
  • Como me tornar um melhor líder na empresa?
  • Como fazer minha empresa gerar mais lucros?
  • Como posso ser mais feliz e vencer a depressão? (processo em parceria com psicólogo)
  • Como posso melhorar minha vida financeira?

Estes são só alguns exemplos de metas que algumas das pessoas que passaram por mim apresentaram.

Para concluir, acredito que o profissional de coaching é uma ferramenta auxiliar no ramo da psicologia em casos como depressão ou autoestima. Porém, quando o fato é produtividade e performance, ai sim, o coaching é 100% indicado para transformar você em uma nova pessoa.

Então, porque não procurar um profissional de coaching hoje mesmo?