6 dicas para vender mais na Black Friday

0
646
Black Friday Marketing

A Black Friday está chegando, e a previsão dos especialistas é que esta data movimente quase R$ 2 Bilhões em vendas. A maior parte desta cifra vai para as promoções on-line, organizadas por um verdadeiro exército de profissionais de SEO e Marketing Digital, montando e planejando campanhas.

Já tive a chance de trabalhar durante a madrugada como consultor em uma das maiores agências digitais do Brasil. É um clima de guerra total. São 24 horas insanas onde os produtos da empresa deveriam estar no topo das pesquisas orgânicas e pagas. Barracas eram montadas nos corredores para que o pessoal pudesse tirar um cochilo. Na madrugada não parava de chegar pizza e outros itens para manter as pessoas acordadas. Estou falando de mais de 100 profissionais.

Esta experiência me fez entender que uma estratégia de guerrilha deste tipo da muito resultado. Mas se você não tem um orçamento capaz de bancar este povo todo, um planejamento simples somado a execução de poucas tarefas poderá te dar grandes resultados não só nesta data tão aguardada pelos clientes, mas para o ano todo. Confira agora algumas dicas que separei para você vender mais na Black Friday:

1) Tudo pela metade do dobro

Jogue limpo. Não invente promoções inexistentes ou diga que um produto está em promoção só par atentar ganhar algumas vendas. Os usuários e o Google estarão de olho em picaretas. Prefira realmente ganhar mais na venda de vários produtos do que na taxa de um único item.

2) Landing Pages

Landing Pages são páginas especiais criadas para divulgar um tipo de produto, serviço ou que tenha um tema especial. É por onde o usuário deverá iniciar a navegação pelo seu site. Digamos que você quer fazer uma promoção de smartphones, então crie campanhas no AdWords com o termo “Smartphone”, “marcas” e “modelos” e direcione estes anúncios a esta página especial, com uma temática preparada para a Black Friday. Ou outra data especial.

3) Remarketing

Já que toquei no assunto do Google AdWords, o remarketing é uma estratégia muito usada pelas grandes empresas, mas pouco conhecida pelos meros mortais. É uma estratégia que da muito efeito e segue o usuário por onde ele for. Seja pelo Facebook ou outros sites que navegar pela internet. Mas a dica de ouro é de não fazer só uma campanha genérica de remarketing. Crie um grupo de anúncios para cada produto alfa de sua loja virtual. Desta forma, sempre que o usuário entrar neste produto, ele será impactado e seu banner vai começar a seguir ele pela internet. Bacana, não?

Aqui tenho um post que mostra como fazer uma estratégia de remarketing
como fazer uma estratégia de remarketing

4) Twitter Ads

A poucos meses o Twitter deixou disponível para pequenas e médias empresas o Twitter Ads, uma ferramenta muito parecida com a do Facebook que permite posts patrocinados no microblog. Aqui tem mais informações sobre o Twitter Ads. Sim, o Twitter não morreu! Ele voltou com tudo através da ferramenta que vou falar na sequência: o Periscope.

5) Periscope

No início de 2015, o Twitter comprou um programa que permitia com que seu usuários pudessem transmitir vídeos em tempo real para todos os seus seguidores. Isto foi fantástico e alguns meses após, esta ferramenta já estava sendo utilizada pelos principais profissionais de Marketing Digital do mundo. Eu mesmo já transmiti inúmeras aulas de Marketing ao vivo pelo Periscope @CarlosAlmada.
Imagine poder iniciar uma sessão de vídeo para seus clientes, demonstrando um produto, brincando de Polishop ao vivo? E o melhor, totalmente de graça!
Uma grande amiga minha, Ana Tex, desenvolveu um treinamento especial do Periscope que eu recomento para você que quer se diferenciar sua marca nesta Black Friday. Clique aqui e confira o vídeo sobre o Periscotex.

6) Facebook Ads

Na minha opinião o Facebook não é mais uma rede social. Ele é um item que faz parte das nossas vidas, como um celular, tv e o computador. Para quem lida com o comércio eletrônico, o Facebook é vital para a capitação, fidelização e receber o feedback de seus clientes.
Não basta mais ter uma página de sua loja nesta enorme rede social. Anuncie, invista e usem até o remarketing da própria ferramenta. Complemente esta estratégia com o AdWords e você estará muito próximo do sucesso!

Espero ter ajudado e prometo que logo crio uma postagem especial sobre o SEO para e-commerce voltado para as compras de Natal. Até lá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here